Ação na Praça do Mallet marcou o lançamento da Escolinha Itinerante de Trânsito neste sábado

Rebeca Kroll

Ação na Praça do Mallet marcou o lançamento da Escolinha Itinerante de Trânsito neste sábado

Neste sábado (20), crianças se divertiram e aprenderam sobre segurança no lançamento da Escolinha Itinerante de Trânsito. Com boa movimentação, a iniciativa ocorreu das 14h às 17h na Praça do Mallet na Avenida Liberdade. A atividade foi promovida pelas secretarias de Mobilidade Urbana e de Esporte e Lazer e contou com a participação da Associação Santa Maria Ciclismo. O objetivo é conscientizar e alertar para as regras de trafegabilidade, por isso um circuito foi montado com doações da comunidade e pela verba arrecadada com as multas de trânsito.

–É mais uma ferramenta que nós temos para trabalhar de forma divertida com as crianças nas escolas e em todos os lugares que a gente puder levar essa mensagem de segurança à vida. Nós temos hoje muitos registros de infrações e por isso ensinamos as crianças na forma de uma brincadeira, para que no futuro nós possamos formar condutores mais conscientes – explica a coordenadora do programa Educação para o Trânsito, Ivanez de Deus.

O projeto irá fazer parte dos projetos educacionais e deve ir até instituições de ensino públicas e privadas de Santa Maria para levar informações de forma lúdica sobre a segurança no trânsito. A escolinha ainda poderá atuar em eventos de empresas ou instituições que tiverem interesse.

Leia também:

No Dia do Lixo Zero, garrafas de vidro e óleo de cozinha foram os materiais mais recebidos no Shopping Praça NovaDia D da Campanha de Multivacinação movimentou unidades de saúde de Santa MariaSaiba quais são as demandas do moradores do distrito de Pains

Ravi Corneiro de apenas três anos, esteve presente na atividade e andou várias vezes no circuito. O técnico em informática, Fábio Carneiro, é pai do pequeno e conta que ele se divertiu muito.

– Eu acho que é muito importante aprender desde pequeno sobre as regras de trânsito, ainda mais de uma forma divertida como essa. Saber que precisa respeitar os pedestres e os ciclistas são ensinamentos essenciais que eles estão passando para as nossas crianças – comenta.

Como funciona

A atividade da Escolinha é feita a partir de uma estrutura na qual as crianças podem andar de bicicleta simulando o tráfego de veículos. Com a ajuda dos agentes de trânsito elas são instruídas sobre as placas, semáforos e faixa de pedestres.

Para operacionalizar o projeto, a Secretaria de Mobilidade Urbana adquiriu materiais e itens como: kit completo de sinalização da regulamentação de trânsito, mini semáforo, mini lombada, faixas de segurança, conjuntos de sinalização de advertência, de indicação e educativa, além de faixa de pedestres e cones de sinalização.

Ainda devem ser comprados itens de segurança para as crianças usarem enquanto estiverem participando da escolinha, como capacetes, luvas e joelheiras, itens obrigatórios de segurança para ciclistas.

Além disso, agentes de trânsito irão trabalhar na escolinha que estará disponível para se fazer presente em eventos, mediante solicitação feita para a Secretaria de Mobilidade Urbana. Pessoas interessadas ainda podem contribuir com doações de bicicletas.

Mais informações sobre a escolinha e doações podem ser obtidas através dos telefones: (55) 3921-7271 e 3921-7148.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa-mariense cria campanha de financiamento coletivo para lançar jogo de RPG Anterior

Santa-mariense cria campanha de financiamento coletivo para lançar jogo de RPG

Tristeza, revolta e vazio na despedida a Gabriel Marques Cavalheiro Próximo

Tristeza, revolta e vazio na despedida a Gabriel Marques Cavalheiro

Geral